quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Projeto Inovação Docente_ Justificativa



O projeto visa à disseminação da cultura da inovação docente através de uma rede de células empreendedoras em inovação pedagógica na POLI/UPE. O mesmo faz parte do projeto células empreendedoras, que hoje está formalmente cadastrado no núcleo de extensão da escola politécnica de Pernambuco por ter sido fortemente recomendado no último edital de extensão da UPE.
Em 2010, foi divulgado o resultado de investigação científica realizada na Escola Politécnica de Pernambuco por Santos (2010), que dentre os objetivos buscou identificar contributos de projetos docentes de inovação pedagógica para a sustentabilidade na Educação Superior da POLI e da UPE.
A partir do que foi analisado neste estudo de caso, realizado no âmbito da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) justifica-se a formação de grupo colaborativo composto de professores tanto do curso de Engenharia de Computação, quanto de professores das outras  engenharias da Escola Politécnica, a fim incentivar a promoção de reflexões, ações e reações perspectivadas pela melhoria na dinâmica de ensino-aprendizagem, sobretudo voltadas para os temas: inovação pedagógica, educação sustentável e docência universitária.
Defende-se que para a formação de grupos temáticos colaborativos o sujeito docente desempenhe o papel central na divulgação de ações inovadoras, as quais possam contribuir para a sustentabilidade das ações pedagógicas no curso de Engenharia de Computação, a partir do entendimento de que “não há um líder para coordenar as ações, mas há lideranças compartilhadas eleitas pelo próprio grupo, a fim de coordenarem os encontros.” (FIORENTINI, 2006 apud DULLIUS; FONTANA, 2009, p. 1).
Sendo assim, o desafio da reflexividade (SILVA, 2009) individual e coletiva, além da promoção de ações de inovação pedagógica a que este projeto se propõe constitui em caminho para apresentação de novas metodologias relacionadas ao contexto da inovação e sustentabilidade no âmbito da Educação Superior, neste projeto particularmente voltadas ao curso de Engenharia de Computação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário